Fogo Cruzado
Bagé recebeu R$ 7,6 milhões em emendas parlamentares em 2023
por Redação JM
O município de Bagé recebeu mais de R$ 7,6 milhões em em emendas ao orçamento da União, propostas por parlamentares, em 2023. O montante, de acordo com informações disponibilizadas pelo Senado, considera apenas valores transferidos no período. Saúde, educação e infraestrutura são as áreas que receberam maiores quantias.
A emenda parlamentar permite a deputados e senadores realizar alterações no orçamento anual, proposto pelo governo federal. As emendas individuais impositivas recebem esta denominação porque a União é obrigada a executá-las quando aprovadas.
A lista de parlamentares que indicaram emendas é liderada por Afonso Hamm, do Progressistas, incluindo parlamentares de diferentes bancadas. Relatório do Senado destaca emendas apresentadas por Fernanda Melchionna, do PSOL, e Carlos Gomes, do Republicanos, e Paulo Pimenta, do PT.
Também destinaram recursos aos município Bibo Nunes, do PL, Pompeo de Mattos, do PDT, Marcelo Brum, do Republicanos, Marcelo Moraes, do PL, Pedro Westphalen, do Progressistas, Sanderson, do PL, Bohn Gass, do PT, Daniel Trzeciak e Lucas Redecker, do PSDB.
Nomes de ex-parlamentares, a exemplo do ex-senador Lasier Martins, também aparecem na lista. Ocorre que a relação de recursos considera a data de liberação dos valores. Nestes casos, portanto, representam emendas indicadas em anos anteriores, mas pagas em 2023.