MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Vereadora propõe criação de segundo Conselho Tutelar em Bagé

Em 30/03/2026 às 17:25h

por Redação JM

Vereadora propõe criação de segundo Conselho Tutelar em Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

A vereadora Faustina Campos protocolou um anteprojeto de lei no Legislativo visando à criação de um segundo Conselho Tutelar no município. A parlamentar argumenta que a iniciativa busca ampliar e qualificar o atendimento às crianças e adolescentes, com base em aspectos técnicos, legais e sociais, diante do crescimento da demanda por serviços de proteção e garantia de direitos.

Atualmente, Bagé conta com um Conselho Tutelar em funcionamento. No entanto, a vereadora afirma que, com uma população que ultrapassa os 100 mil habitantes, o órgão enfrenta significativa sobrecarga de trabalho, o que pode resultar em atrasos nos atendimentos, aumento no tempo de resposta e dificuldades operacionais que impactam diretamente a efetividade das ações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conforme a parlamentar, a criação de um segundo Conselho Tutelar surge como resposta às necessidades observadas na realidade local, tanto por parte das famílias quanto dos profissionais da rede de atendimento. A medida permitirá a descentralização dos serviços, garantindo maior agilidade nos atendimentos e respostas mais rápidas às denúncias, além de possibilitar acompanhamento mais próximo e eficaz dos casos.

Do ponto de vista legal, não há impedimentos para a ampliação do número de conselhos, desde que respeitados os parâmetros do ECA, que recomenda a existência de um Conselho Tutelar para cada grupo de até 100 mil habitantes. A legislação municipal vigente também prevê diretrizes que permitem essa ampliação, desde que observados critérios técnicos, administrativos e orçamentários.

A implantação de um segundo Conselho Tutelar também deve fortalecer a atuação integrada entre áreas como educação, saúde, assistência social e segurança pública, contribuindo para a realização de um trabalho preventivo contra novos casos de abuso e maus-tratos envolvendo crianças e adolescentes.

A proposta é considerada pela vereadora uma medida necessária e urgente para garantir um atendimento mais digno, ágil e humanizado às crianças e adolescentes de Bagé. A expectativa é de que o projeto receba apoio para aprovação, consolidando um avanço importante na rede de proteção à infância e juventude no município.

Em dezembro do ano passado, a vereadora realizou uma audiência pública com a presença de conselheiros tutelares e representantes de secretarias e coordenadorias para debater a proposta de criação de um novo conselho, bem como formas de buscar melhores condições para o conselho já existente.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br